Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Gestão do Ciclo de Vida: Reunião Plenária do Grupo Principal do AC/327, Comitê Aliado da OTAN 

 

Nos dias 28 e 29 de maio de 2019 ocorreu no Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional, na cidade de Madri, Espanha, a Reunião Plenária do Grupo Principal do AC/327, Comitê Aliado da OTAN que trata da Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa (GCVSD). Naquela reunião, o Presidente do Comitê destacou a efetiva participação e colaboração do Brasil nas atividades conduzidas no Grupo de Trabalho 3 (Working Group - WG/3), que trata sobre a gestão de Custos do Ciclo de Vida (CCV). Além deste grupo de trabalho, o Brasil também participa de outro, o WG/2, que trata da Qualidade dos Processos na GCV.

A missão do AC/327 é prover meios para otimização das competências de defesa e segurança dos países-membros da OTAN e dos países do programa Parceria para a Paz (Partnership for Peace - PfP) desenvolvidas, em âmbito nacional ou internacional, e de forma cooperativa, em termos de desempenho, interoperabilidade, sustentabilidade e custo, facilitando e incentivando:

  • A padronização adequada de políticas, processos, procedimentos e métodos da gestão do ciclo de vida.
  • A gestão efetiva e ordenada do ciclo de vida de sistemas, serviços e equipamentos.
  • A interoperabilidade apropriada de sistemas, serviços e equipamentos.

 

A participação do Brasil no Comitê AC/327 é parte da estratégia para a implantação e consolidação de boas práticas de Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa, no âmbito do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, tarefa esta atribuída ao CASLODE. Ressalta-se que o Brasil é o único país não-OTAN fora do Continente Europeu a participar deste Comitê.

Fim do conteúdo da página