Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LOGÍSTICA DE DEFESA

Gestão do Ciclo de Vida (GCV)

  

Rio de Janeiro - Ocorreu na Escola Superior de Guerra (ESG), nos dias 27 e 28 de setembro, o Seminário Internacional de Logística de Defesa, como parte dos esforços para disseminar as atividades de GCV, com o tema: “A Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa: Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Usando Padrões Internacionais”.

O evento teve por objetivo disseminar as atividades e fomentar a discussão sobre GCV, caracterizando o início de um processo de compartilhamento e troca de experiências, para disseminação de novas ideias e práticas de gestão, as quais têm como propósito assegurar que os requisitos operativos e de confiabilidade, disponibilidade, e manutenibilidade, condicionantes do processo de obtenção de Sistemas de Defesa, sejam atingidos durante todo o seu ciclo de vida.

O Seminário foi presidido pelo Chefe de Logística e Mobilização (CHELOG) do MD, General de Exército Laerte de Souza Santos, contando com a presença do Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, do Comandante da ESG, General de Exército Schons, representantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Base Industrial de Defesa.

Foram 14 palestras com a participação do MD, das Forças Armadas, de empresas de TI e do Comitê Aliado da OTAN para a Gestão do Ciclo de Vida.

O Brasil foi aceito, a partir de outubro de 2017, como membro do AC-327 responsável por estudar, no âmbito da OTAN, melhores práticas em Gestão do Ciclo de Vida de Sistemas de Defesa, especialmente no que se refere às áreas de Engenharia de Sistemas, Qualidade, Custo do Ciclo de Vida e Gerenciamento de Configurações.

A participação do Brasil no AC-327 permite o contato do país com uma abordagem moderna sobre a GCV, viabilizando um canal permanente de compartilhamento de experiências e documentação com os países membros da OTAN.

 

  - Download das palestras, clique aqui!

 - Fotos do evento, clique aqui!

registrado em:
Fim do conteúdo da página